Notícias

MPRN Perto de Você em Macaíba é marcado pelas audiências extrajudiciais e pelo início dos atendimentos à população

  • Categoria: Gov Municipal
  • Publicação: 26/04/2023 12:14
  • Autor: pmm-assecom

Na terça-feira (25) as equipes do Ministério Público iniciaram os atendimentos à população na estrutura montada na praça Augusto Severo (Praça do M), no Centro da cidade. Além disso, o segundo dia de atividades foi marcado pela realização de audiências extrajudiciais e de capacitações.

As audiências foram realizadas pelas equipes técnicas dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops).

Na área de saúde foram propostos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) aos gestores dos municípios de Ielmo Marinho e Bom Jesus sobre o projeto “SUStentando a Atenção Primária”; e para os gestores de Macaíba, foi proposto um TAC sobre melhorias nas UBSs Tapará e Lagoa dos Cavalos. A equipe do Caop Saúde promoveu, ainda, uma vistoria no Hospital Regional Alfredo Mesquita.

Outra área que foi tema de audiência com os gestores da cidade de Macaíba foi a de inclusão. Em reunião com a Secretaria Municipal da Educação foi proposto um acordo em relação para a regularização da oferta de Atendimento Educacional Especializado aos estudantes da rede pública municipal de ensino. Na avaliação do coordenador do Caop Inclusão, Guglielmo Marconi Soares de Castro, a situação é bastante promissora. “Vimos que o município já vem implementado várias melhorias e adquirindo equipamentos. Nossa proposta, portanto, foi para que a 1ª Promotoria de Justiça pudesse fazer um acompanhamento mais próximo dessas ações; para que, em seis meses, o município apresente um relatório comprovando a real concretização da educação inclusiva na sua rede de ensino”, afirmou Guglielmo Marconi .

Na área criminal, foi oferecido, com o apoio do Itep e da Polícia Civil, um curso sobre isolamento e preservação de local de morte violenta para os policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar. Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Caop Criminal, Vinícius Lins Leão Lima, “essa troca de experiências e compartilhamento de saberes sobre essa etapa da investigação é fundamental para a elucidação dos crimes de homicídios”.